O dia 15 de outubro já está no calendário oficial de vários estados e municípios como o “Dia da conscientização da perda gestacional e infantil” ou dentro da “Semana de Sensibilização à Perda Gestacional e Neonatal” sendo que hoje leis no Rio grande do Sul (RS- LEI Nº 15.950) Gravataí ( RS- LEI N° 4347) Manaus (AM-LEI Nº2.789); Caçapava (SP-LEI Nº5980); Uberlândia ( MG-LEI Nº13.622 e ); Goiânia (GO -LEI Nº10.408); Araraquara (SP-LEI Nº9.275); São Sebastião (SP-LEI N.º 2856); Caieiras (SP-LEI Nº5442); Santo André (SP-LEI Nº10.431); Uberlândia (MG-LEI Nº13.236); Maringá (PN-LEI Nº11.446); Sorocaba (SP-LEI Nº12231); Atibaia (SP-LEI Nº4.771); Belém (PR-LEI Nº2.256); Cuiabá (MT-LEI Nº6.533); São Sebastião(SP-LEI Nº2856); Blumenau (SC-LEI Nº9.165); Itaúna (MG-LEI Nº5711); Bela Vista de Goiás (GO-LEI Nº1995); Recife (PE-LEI Nº18.758); Lorena (SP- LEI Nº4.005) e Pitimbu (PB-LEI Nº4.005) além dos inúmeros projetos de lei que tramitam em diferentes municípios brasileiros, sendo que no Rio Grande do Sul foi atualmente aprovada a Lei 15.950 (pg 46, nº 15).
Se desejar nos informar outros locais em que é oficial a semana de conscientização da perda gestacional e neonatal em outubro, por favor nos envie e-mail para contato@amada-helena.org
No ano de 2021 aconteceu a 1ª Semana Gaúcha De Sensibilização Da Perda Gestacional, Neonatal E Infantil, de de 9 a 15 de outubro, novamente nos estados brasileiros onde haviam movimentos e instituições de apoio ao luto parental e que faziam parte do coletivo “Humanização do Luto Parental Brasil”, sendo que ao final do ano o coletivo foi desfeito. No mesmo ano realizamos o 1º Workshop Multiprofissional Sobre Perda Perinatal E Luto, além de participação em lives e na organização da semana.
Workshop “Perda Perinatal e o luto (online): Apresentou temáticas importantes dentro do recorte da perda gestacional e neonatal, como: Plano de Parto para bebês Especiais: Uma construção pós diagnóstico incompatível com a vida – Doula Bel Cristina; Luto Parental não reconhecido – Dra Elaine Alves; Violência Obstétrica e seu reflexo no luto parental – Tainá Nascer Direito; A Invisibilização do luto masculino – Daniel Carvalho; Luto na vivência do tratamento de fertilização – Carolina Oliva; Fotografias para vida – Paula Beltrão; Cuidados Paliativos Perinatal – Lília Maria Embiruçu; Protocolos da perda perinatal – Heloisa Salgado; Perda e lactação – Natália Mundim; Do bebê e de uma maternidade imaginados a um caminho interrompido: o percurso com a perda gestacional – Sylvia Acário; O impacto da morte na equipe treinada para receber a vida – Beatriz Kesselring; A consolidação da parentalidade – Daniela Bittar.
Ano em que ingressamos como representantes da BLAA na América, mudamos os termos “sensibilização” para “conscientização”, e “perdas gestacionais, neonatais e infantil” para “perda de bebê. No mesmo ano, durante a 2ª semana gaúcha de conscientização pela perda de bebês, conseguimos a aprovação da Lei Helena Maffini, primeira política estadual abrangente sobre o luto parental e participamos da Campanha: Eu acolho o luto da família quando…; realizamos uma Conscientização no Hospital Divina providência – PoA.; realizamos uma Campanha de Conscientização na Arena do Grêmio e distribuímos artes memoriais para post da BLAW no Brasil.
Em 2023, durante a 3ª semana gaúcha de conscientização da perda de bebês, realizamos a exposição “Eu não sabia o que dizer” na Assembleia Legislativa; lives com profissionais e pais enlutados, a 1ª Caminhada Gaúcha de Conscientização da Perda de Bebês e participamos de ações em Santa Catarina.
Realizada na Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul, demonstra o abismo entre a realidade de quem vive a perda, e a compreensão social diante disso.Tem como objetivo evidenciar a necessidade da abertura de diálogo sobre o tema, além de disseminação e distribuição de informação sobre luto parental para pais enlutados, profissionais de saúde e sociedade em geral de acordo com e lei Helena Maffini 15.895/2022.
Inspirada na campanha “Projecto Benjamin” de Dana Dewedoff, fundadora do RISE for Women, com fotos da fotógrafa Daniela Battastini. Pais participantes: Luiz Souza Motta e Neusa Aita Agne, Paulo de Moraes e Eluise Araújo, Rerinton dos Santos, Cristiane de Lima, Jucelia Gomes, Anne di Franco e Diego Ignacio, Tamara Martinez e Leonardo Pereira, Felipe Almeida e Kellen Oliveira, Giovane Maffini e Tatiana Maffini, e dos irmãos: Francisco, Antônio, Brenda e Benjamin em homenagem aos filhos: Martin, Antonio Francisco e Maria Helena, Nathalie, Valentina, Rafael, Joana, Lívia, Luís Felipe e Helena.
A 1ª Caminhada Gaúcha de Conscientização sobre a Perda de Bebês aconteceu na Orla do Guaíba, no dia 15/10/2023. Organizada com o propósito de criar um ambiente de união, conscientização e lembrança para os pais que passaram pela perda de um bebê, incluiu momentos para a distribuição de materiais informativos e compartilhamento de histórias.
No dia 23 de outubro de 2023, ocorreu a Jornada Acadêmica do curso de Psicologia da Faculdade Dom Bosco, na qual a ONG Amada Helena esteve presente com a mesa intitulada “Luto Parental: Voz e Acolhida aos Pais”, ministrada por Tatiana Maffini, presidente da ONG Amada Helena, e Neuza Agne, psiquiatra e mãe de Francisco e Martin, que perdeu a vida antes de nascer.
No dia 15 de outubro, na Ponte Hercílio Luz, aconteceu a distribuição de panfletos a fim de conscientizar a comunidade. No dia 27 de outubro aconteceu o 1º Encontro Catarinense de Sensibilização sobre a Perda de Bebês, no Auditório do Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina, em Florianópolis, voltado tanto a profissionais e estudantes da saúde, comunidade, como às famílias que passaram pelo processo de perda.
PROGRAMAÇÃO:
Mediadora: Psic. Zaira Custódio / Maternidade HU/UFSC
Conferência: Outubro Azul e Rosa Tatiana Maffini / ONG Amada Helena
Mesa redonda: Experiências e práticas de cuidado e acolhimento às perdas de bebê
Encerramento com lançamento do livro “Lágrimas à livre demanda”, da mãe e escritora Brunna Barreto
Realização: HU – UFSC – LAPPS ILU – Amparo – EBSERH – amada Helena – Baby Loss Awareness Alliance e as embaixadoras do outubro azul e rosa em Santa Catarina: Camila Dal Magro em homenagem ao amor pela filha Isabel e Zaira Custódio psicóloga.
A movimentação em Lontras foi realizada pela embaixadora do Outubro Azul e Rosa em Santa Catarina, Amanda, psicóloga e mãe do anjo Isabela, que levou o tema à rádio de Lontras e disseminou informações por meio de um banner sobre o Outubro na cidade.
No dia 08 de outubro, na Flora Bamboo Pousada e Eventos aconteceu a abertura da exposição cultural “As Cores do Meu Viver” além do espetáculo de dança “Dessas Interrupções” e foi finalizado com uma roda de conversa entre pais, profissionais e sociedade como um todo. Organizado pela embaixadora do outubro azul e rosa em Santa Catarina: Camila Dal Magro em homenagem ao amor pela filha Isabel.
No dia 31 de outubro aconteceu a 1ª Sensibilização do Luto Perinatal em Mafra organizada por Ariane e Débora, com a seguinte programação:
Banco: Caixa Econômica Federal
Agência: 0478
Conta poupança: 27037-9
Operação: 13
Titular: Associação Amada Helena
CNPJ: 18.967.577/0001-32