Transcender a dor do luto não é esquecer.
Não é apagar memórias, silenciar lágrimas ou negar o que foi vivido. Transcender é transformar, permitindo que o luto encontre seu lugar, deixando que o amor continue existindo em forma de memória, cuidado, ressignificado. Transcender o luto é abrir espaço para que a presença da ausência nos ensine, seguir em frente, não apesar da dor, mas com ela — suavizada, escutada, acolhida. É perceber que o vínculo não se rompe com a morte, mas muda de forma e, mesmo na perda, ainda podemos amar. Ainda podemos cuidar. Ainda podemos viver. Porque há algo maior do que a ausência: o sentido que damos a ela. E é nele que encontramos, pouco a pouco, a possibilidade de respirar de novo, porque ressignificar a perda, a dor e o luto é um caminho possível — mas só quando há espaço para amar, sentir e ser validado.
Nesta aula sensível e profundamente necessária, Franciele convida você a refletir sobre o luto não reconhecido e o impacto real que as frases ditas socialmente para confortar um enlutado, que mesmo parecendo inofensivas, acabam reverberando como violência emocional no íntimo de quem perdeu, tornando um processo tão devastador ainda mais difícil de ser vivenciado.
A partir de uma abordagem afetuosa e crítica, esta aula mostra como podemos transformar o cuidado com enlutados, oferecendo escuta verdadeira, presença respeitosa e palavras que acolhem e não ferem.
Se você deseja ser agente de escuta e presença onde a dor se cala, essa aula é para você.
👉 Participe agora e aprenda a cuidar com palavras que não machucam — mas abraçam.