O apoio aos pais enlutados é a nossa principal missão. Reconhecemos que criar um ambiente de troca já é acolher, pois essa simples interação gera conforto, mostrando que não estão sozinhos em sua jornada. Entendemos também a importância de cuidar do luto de forma autônoma, respeitando o tempo e os processos individuais de cada pessoa.
Compreendemos, porém, que o luto parental muitas vezes carrega um estigma na sociedade e, para enfrentar esse desafio, adotamos uma abordagem multifacetada que inclui educação, cultura e ativismo. Nosso objetivo, além de oferecer apoio tangível, é combater estereótipos prejudiciais. Reconhecemos que mudanças significativas na forma como a sociedade lida com o tema exigem uma abordagem abrangente e interconectada. Por isso, atuamos em várias frentes para garantir que os pais enlutados sejam melhor acolhidos, compreendendo que fazem parte de uma teia interconectada de relações sociais, culturais, políticas e econômicas.
Reconhecemos a interdependência entre os diversos elementos da sociedade e buscamos sinergias para criar um ambiente que nutra e apoie pais enlutados, reconhecendo também a importância da justiça social e equidade, buscando garantir que todos tenham acesso igualitário a recursos e suporte durante o luto. Nosso trabalho reflete uma compreensão mais profunda da interconexão humana e do compromisso ético de cuidar uns dos outros em tempos difíceis.
Nossa abordagem transcende barreiras disciplinares e setoriais, buscando uma resposta integral e compassiva às complexidades do luto parental na sociedade contemporânea.
Acontecem desde 2015, com frequência mensal e gratuitamente para pais e mães que perderam seus filhos, independente da idade. Supervisionados pela psicóloga Karina Polido, especialista em luto e supervisora do núcleo de psicologia da instituição. Espaço acolhedor, de escuta, apoio e que oportuniza compartilhamento de vivências, as reuniões são acompanhadas por profissionais e estudantes de psicologia componentes do núcleo de psicologia da instituição.
Ofertados desde 2019, sendo gratuitos e 4 sessões por enlutado, de forma presencial ou online. Na modalidade de terapia breve, onde o luto e as demandas relacionadas serão abordadas, fornece validação, apoio, orientação e informações sobre o processo. Os pais enlutados são encaminhados, por ordem de chegada e de acordo com a lista de profissionais do núcleo de psicologia da instituição.
O núcleo de terapias integrativas oferece as PICs – Práticas Integrativas em Saúde e outras terapias integrativas, no formato on-line e gratuito para pais e mães que perderam seus filhos, independente da idade. A atividade é coordenada pela terapeuta holística Tatiane Monticelli. Um momento de reorganização de energias e acolhimento realizado por terapeutas voluntários do núcleo de terapias integrativas da instituição.
Proibida reprodução integral ou parcial sem autorização via email: contato@amada-helena.org
Em parceria com o escritório “Gabriela Souza – Advocacia Para Mulheres”, disponibilizamos assessoria jurídica* as mães que sofrem violência obstétrica, passam por erros médicos, entre outros.
*gratuita na primeira orientação e com custo no caso de engajamento com processo.
Com a proposta de maior troca de experiências e participação mais ativa do público, nesta edição foi realizada uma roda de conversa com profissionais especialistas em terapia e intervenções em luto, as psicólogas especialistas em luto Dra Maria Helena Franco e Karina Polido. Foi a primeira vez que vozes femininas emocionaram mães de Anjo com a música “Borrowed Angels” em uma versão em português, feita pela dupla Two Black.
Realizado em Porto Alegre, novamente no centro de convenções Salesianas. Contou com a presença das psicólogas Fernanda Cañete, Gabriela Gehlen, do psicólogo Gustavo Gomes, e do pai enlutado Rerinton Santos. A homenagem aos filhos ficou a cargo do Coral Vida Urgente.
Primeiro evento realizado de forma on-line em decorrência da pandemia da Covid 19. Contou com um momento de homenagem aos filhos e também falas das psicólogas Marianne Branquinho e Camila Paifer. Além disso, teve a participação da escritora Camila Goytacaz, e do pai Rudi Fischer, idealizador da Alpapato, Associação Anna Laura Parques Para Todos.
Evento realizado no Cristo Protetor na cidade de Encantado no RS em parceria com a Associação Amigos do Cristo e Gerry Marquez iluminação. Teve como início uma caminhada silenciosa, seguida de uma cerimônia ecumênica em homenagem a todos os filhos que morreram. O encerramento foi a iluminação da estátua com a cor âmbar, alusiva ao julho mês internacional do pais enlutados, e com o coração do monumento iluminado na cor vermelha simulando batimento cardíaco.
Realizado no Sítio Mornese, o evento Pais para sempre realizado pela primeira vez voltado para a convivência e confraternização entre os pais. Houve uma sessão de grupo de apoio com a presença da psicóloga do núcleo da ONG, Sabrina Barros, onde os presentes compartilharam histórias e sentimentos relacionados à perda e ao luto. Durante o dia, foram realizados ainda dinâmicas, passeio, piquenique, jogos e meditação.
Um dia para celebrar o amor pelos filhos que partiram, ouvir sobre o processo de luto e partilhar experiências.
Um canal aberto para conteúdo e conversas sobre o luto parental.
A ONG amada Helena, por meio de sua equipe “Por amor a eles”, marcou presença na 3ª Edição da Taça Filipe Machado, realizada na cidade de Gravataí. No dia 19 de novembro de 2023, em um amistoso de futebol de salão contra a equipe da COFAMEG, realizado no Centro Esportivo H9 Hércules, os pais tiveram a oportunidade de desfrutar de um momento de confraternização e diversão com suas famílias em um domingo ensolarado. O convite para o evento partiu da Sra. Desirée Peticov Machado, mãe de Filipe Machado, jogador da Associação Chapecoense de Futebol e vítima do trágico acidente aéreo de 2016. Agradecemos sinceramente pelo convite e pela participação calorosa dos pais, que expressaram de maneira bela o amor por seus filhos diante de todos.
Banco: Caixa Econômica Federal
Agência: 0478
Conta poupança: 27037-9
Operação: 13
Titular: Associação Amada Helena
CNPJ: 18.967.577/0001-32