Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Para seu espaço de saúde

Embora possa haver uma compreensão intuitiva do impacto do luto em ambientes de saúde e as experiências individuais variem, aqui estão algumas evidências que ilustram a amplitude desse impacto:

  • 50,9% dos médicos entrevistados têm dificuldades para tratar este tema. ¹
  • 56,2% e 62,5% dos estudantes de medicina entrevistados ao serem questionados sobre estarem preparados, nos âmbitos profissional e emocional, para lidar com a morte e o processo de morrer, respectivamente, responderam que não se sentem aptos. ²
  • 44,7% dos profissionais de saúde entrevistados não receberam formação formal em comunicação de más notícias, 44,2% aprenderam na prática, observando outros colegas; 41,2% declararam não possuir nenhuma estratégia de comunicação, 48,2% possuem algum tipo de estratégia não estruturada que muda a cada momento.³
  • Mais de 90% dos profissionais consideram necessária a formação sobre cuidados no luto. ³
  • A maioria dos profissionais de saúde apresentou algum grau de sintomas de estresse pós-traumático: 34% médio e 35,3% grave. ³
  • 56% dos enfermeiros entrevistados afirmaram que tentaram controlar as suas emoções e 33% que mantiveram distância. 4

¹ – Rev. SBPH vol.14 no.2 Rio de Janeiro dez. 2011
² – Rev. bras. educ. med. 46 (02) 2022
³ – Pub med central 02 de 2023 ·  v.14
4  – Pub med central 06 de 2021 ·  v.14

Por que levar o cuidado ao luto parental para seu espaço de saúde?

Melhoria no suporte da equipe: Profissionais da saúde estão sujeitos a sofrerem de burnout em algum momento de suas carreiras, e o luto parental pode contribuir significativamente para esse fenômeno. Ao fornecer treinamento especializado e suporte psicológico para lidar com o luto parental, pode-se reduzir esse impacto, não apenas pela melhora na saúde mental dos profissionais, mas também sua eficácia no atendimento aos pacientes, aumentando a satisfação. 

Impacto no bem-estar dos pais enlutados: Estudos indicam que os pais podem desenvolver transtorno de estresse pós-traumático (TEPT) após perder um filho. Integrar o cuidado ao luto parental nos serviços de saúde não apenas melhora o bem-estar psicológico destes, mas também reduz o risco de complicações relacionadas ao luto prolongado.

Compassividade no atendimento: Incorporar o cuidado ao luto parental promove uma cultura de atendimento centrado no paciente e na família. Quando os pais enlutados recebem apoio adequado, isso impacta positivamente sua percepção sobre a qualidade do atendimento e aumenta a confiança nas instituições de saúde, melhorando sua reputação na comunidade.

OPÇÕES DE CUIDADO

INFORMAR

ACOLHER

Diferenciais

Realizado por instituição sem fins lucrativos com anos de atuação e por profissionais especializados;

Atenção às demandas da instituição;

Lucro integralmente revertido para dar continuidade ao trabalho da ONG amada Helena levando conhecimento e cuidado a comunidades/pessoas que não tem acesso a esses serviços, possibilitando ainda, a produção de informação e materiais de conscientização.

Buscando instrumentalizar e oferecer cuidado à equipe? Entre em contato conosco: contato@amada-helena.org