Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Proclamação Presidencial nº 5890 de 1988

Na Resolução Conjunta 314 do Senado americano, outubro foi designado como “Mês de Conscientização sobre a Gravidez e Perda Infantil” solicitando e autorizando o então Presidente que emitisse uma proclamação. Dia 25 de outubro de 1988, o então presidente Ronald Reagan fez a proclamação:

— “Quando uma criança pẹrde os pais, ela é chamada de órfã. Quando um cônjuge perde seu parceiro, é chamado de viúvo ou viúva. Quando os pais perdem um filho, não há uma palavra para descrevê-los. Assim portanto, eu, Ronald Reagan, Presidente dos Estados Unidos da América, proclamo o mês de outubro como o Mês de Conscientização da Perda gestacional e Infantil. Peço ao povo dos Estados Unidos que observe este mês com programas, cerimônias e atividades apropriadas.”

Em 2002, foi instituído, o dia de Conscientização sobre a Perda gestacional e Infantil, formalmente estabelecido dia 15 de outubro, graças aos esforços das mães enlutadas Robyn Bear, Lisa Brown e Tammy Novak, que pediram um dia nacional de lembrança depois de sofrerem a perda de seus bebês na gestação.

Inspirados pelos americanos, pais enlutados do Reino Unido — especialmente em Londres — adotaram, em 2002, o mês de outubro como período de conscientização e o dia 15 como data para celebrações em memória dos bebês. Então, no dia 15 de outubro de 2002 surgiu o primeiro evento de conscientização, quando esses pais confeccionaram pins em forma de laço azul e rosa — que se tornou símbolo do mês em todo o mundo — usados para angariar fundos para instituições que atuavam no acolhimento ao luto parental e na prevenção de novas perdas. Em 2003, esses pais se uniram à essas instituições e além de continuar a venda dos pins, feito por eles mesmos, realizaram o primeiro evento para celebrar e homenagear os bebês: a Wave of Light, na Igreja Americana em Londres e foi realizada em todo o Reino Unido da Escócia a Surrey.

Formalizando essa colaboração, em 2024 se iniciou a Baby Loss Alliance, formada entre as cinco organizações Sands,Miscarriage Association, the Ectopic Pregnancy Trust, ARC and Babyloss.com.

No Brasil, realizamos a primeira campanha de conscientização sobre a perda de bebês em outubro de 2015, bem como a primeira Onda de Luz Brasil. Em 2022 nos filiamos à Baby Loss Alliance, nos tornando a representante oficial BLAW no Brasil.
Dez anos depois, seguimos dando voz aos pais enlutados, promovendo visibilidade à causa do lutọ parental e celebrando a vida de cada bebê, por mais breve que tenha sido.


Porque não há pé tão pequeno que não deixe pegadas no coração de alguém.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Veja mais

Manifesto de final de ano da ONG amada Helena

Manifesto de final de ano da ONG amada Helena

Para pais e mães enlutados Disseram que você precisava ser forte.Disseram isso como se fosse cuidado, mas era exigência.Como se a sua vivência precisasse ser administrada para não atrapalhar o

O Estado reconheceu o luto parental como uma questão de saúde pública

O Estado reconheceu o luto parental como uma questão de saúde pública

Conheça a Lei 15.139/2025 e os direitos de mães e pais enlutados Talvez você tenha chegado até aqui muitos anos após a perda do seu amado bebê. Talvez tenham se

O impacto das perdas perinatais em uma amostra de pais brasileiros

O impacto das perdas perinatais em uma amostra de pais brasileiros

Um retrato sobre luto, ansiedade, depressão e estresse após a perda de um bebê Juliana Salum de Oliveira Molinari1Betine Pinto Moehlecke Iser2 “As perdas gestacionais e neonatais são experiências profundamente

Proclamação Presidencial nº 5890 de 1988

Proclamação Presidencial nº 5890 de 1988

Na Resolução Conjunta 314 do Senado americano, outubro foi designado como "Mês de Conscientização sobre a Gravidez e Perda Infantil" solicitando e autorizando o então Presidente que emitisse uma proclamação.

Como lidar com o luto parental?

Como lidar com o luto parental?

Nesses mais de 13 anos oferecendo apoio e suporte para pais enlutados, muito ouvimos e lemos sobre como lidar com o luto parental, luto perinatal, com o luto, destinado aos

A flor símbolo do luto pela perda de bebê

A flor símbolo do luto pela perda de bebê

Escolhemos as hortênsias como símbolo do luto pela perda de bebê porqueela significa: amor, beleza, pureza e espiritualidade; porque ela tem principalmente variedades azul, cor de rosa e branca e