Na Resolução Conjunta 314 do Senado americano, outubro foi designado como “Mês de Conscientização sobre a Gravidez e Perda Infantil” solicitando e autorizando o então Presidente que emitisse uma proclamação. Dia 25 de outubro de 1988, o então presidente Ronald Reagan fez a proclamação:
— “Quando uma criança pẹrde os pais, ela é chamada de órfã. Quando um cônjuge perde seu parceiro, é chamado de viúvo ou viúva. Quando os pais perdem um filho, não há uma palavra para descrevê-los. Assim portanto, eu, Ronald Reagan, Presidente dos Estados Unidos da América, proclamo o mês de outubro como o Mês de Conscientização da Perda gestacional e Infantil. Peço ao povo dos Estados Unidos que observe este mês com programas, cerimônias e atividades apropriadas.”
Em 2002, foi instituído, o dia de Conscientização sobre a Perda gestacional e Infantil, formalmente estabelecido dia 15 de outubro, graças aos esforços das mães enlutadas Robyn Bear, Lisa Brown e Tammy Novak, que pediram um dia nacional de lembrança depois de sofrerem a perda de seus bebês na gestação.
Inspirados pelos americanos, pais enlutados do Reino Unido — especialmente em Londres — adotaram, em 2002, o mês de outubro como período de conscientização e o dia 15 como data para celebrações em memória dos bebês. Então, no dia 15 de outubro de 2002 surgiu o primeiro evento de conscientização, quando esses pais confeccionaram pins em forma de laço azul e rosa — que se tornou símbolo do mês em todo o mundo — usados para angariar fundos para instituições que atuavam no acolhimento ao luto parental e na prevenção de novas perdas. Em 2003, esses pais se uniram à essas instituições e além de continuar a venda dos pins, feito por eles mesmos, realizaram o primeiro evento para celebrar e homenagear os bebês: a Wave of Light, na Igreja Americana em Londres e foi realizada em todo o Reino Unido da Escócia a Surrey.
Formalizando essa colaboração, em 2024 se iniciou a Baby Loss Alliance, formada entre as cinco organizações Sands,Miscarriage Association, the Ectopic Pregnancy Trust, ARC and Babyloss.com.
No Brasil, realizamos a primeira campanha de conscientização sobre a perda de bebês em outubro de 2015, bem como a primeira Onda de Luz Brasil. Em 2022 nos filiamos à Baby Loss Alliance, nos tornando a representante oficial BLAW no Brasil.
Dez anos depois, seguimos dando voz aos pais enlutados, promovendo visibilidade à causa do lutọ parental e celebrando a vida de cada bebê, por mais breve que tenha sido.
Porque não há pé tão pequeno que não deixe pegadas no coração de alguém.






