5º julho âmbar
Articulação, afeto e política pública pela visibilidade do luto parental
Entre os dias 1º e 7 de julho de 2025, o Rio Grande do Sul vivenciou a 6ª edição da Semana Gaúcha de Conscientização sobre o Luto Parental — uma iniciativa pioneira no Brasil, instituída pela Lei Estadual nº 15.313/2019, que dedica sete dias inteiros à escuta, à representatividade e à construção coletiva de políticas públicas em torno do luto parental.
Realizada pela ONG Amada Helena em parceria com instituições públicas e privadas, a semana promoveu ações integradas entre os campos da saúde, assistência social, cultura, educação e informação, reafirmando que o luto parental é uma questão de dignidade humana, saúde mental e cuidado coletivo.
💛 Ações que marcaram a semana:
Dia 1º
🌻 Campo de Girassóis

Instalado na Assembleia Legislativa, o “Campo de Girassóis” ofereceu um espaço simbólico de afeto às famílias enlutadas, com balões em forma de flor voltados à luz — como metáfora do amor que segue mesmo na ausência.
🗣 Debate na Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Juventude

Em roda de conversa com representantes parlamentares, discutimos direitos, vulnerabilidades e caminhos para consolidar políticas públicas voltadas ao luto parental.
✨ Iluminação simbólica

A fachada da Assembleia Legislativa do RS foi iluminada em tom âmbar, cor que representa o nascer do sol — um gesto público de esperança para famílias que enfrentam a escuridão do luto. A iluminação foi realizada todas as noites da semana. (1º à 07).
Dia 02
🖼Exposição fotográfica “Um Mundo em Preto e Branco”

Realizada na Câmara de Vereadores, trouxe a arte como forma de conscientização social, com sensibilidade, sobre o luto parental, o amor aos filhos e a permanência da memória. A exposição cultural pode ser visitada entre os dias 02 e 11 de julho.
🧡🗣 Conscientização social

Mães enlutadas promovem conscientização social a partir de suas vivências reais, dando voz ao luto que a sociedade silencia. Com lugar de fala legítimo, transformam dor em mobilização e informação. Sua experiência se torna potência para acolher, educar e sensibilizar
Dia 03
📘👐 Distribuição de cartilhas de orientação ao luto parental

Disponibilização de cartilhas na Câmara de Vereadores de Gravataí, na exposição, em alguns hospitais e na sede da ONG.
Dia 04
🏥 Conscientização no Hospital de Alvorada

Em parceria com o Projeto Florescer, realizamos uma ação de conscientização voltada à humanização dos cuidados hospitalares com famílias enlutadas.
Dia 05
🎓 “Instrumentaliza – Luto Parental”

Iniciamos uma série de aulas online e que podem ser adquiridas de modo individual, com foco em instrumentalizar profissionais de saúde, assistência e educação, além de apoiar o processo de luto das famílias. Deste modo, quem tem interesse em apenas um assunto, não precisará adquirir um curso extenso e de valor alto para assistir àquela aula.
Visita às iluminações

Dia 06
🧡 “Pais Para Sempre”

Encontro de escuta e troca entre pais que perderam filhos, com reflexões, partilhas e homenagem coletiva. Um espaço para reafirmar vínculos eternos e construir protagonismo afetivo
❤️🌻💛“Nós Falamos Seus Nomes”💛🌻❤️

Lançamos na sede da ONG, com patrocínio da Sogil e Salesianas eventos, um mural físico com os nomes dos filhos que morreram — um tributo permanente ao vínculo que permanece.
Dia 07
🏛 Tribuna Popular na Câmara de Vereadores

No encerramento da 6º semana gaúcha do luto parental, utilizamos o espaço da Tribuna Popular para falar em nome de tantos pais e mães que, após a perda de um filho, enfrentam o silêncio social e institucional. Destacamos a urgência de reconhecimento público e apoio efetivo.
🌍 As ações continuam…
E no decorrer do 5º julho âmbar, seguiremos com ações

📣 Campanha de mídia OOH com peças visuais que direcionam o público a conteúdos informativos sobre o luto parental — para quem viveu e para quem ainda não compreende essa vivência.
🏥Participação no Grupo de Estudos em Cuidados Paliativos do Hospital Conceição, ampliando articulações técnicas e intersetoriais.
🤝 “Projeto Amparo”

Criamos uma rede de apoio emocional contínuo, por meio de grupos de troca de experiências, vivências e apoio mútuo via WhatsApp, oferecendo suporte diário de pais e mães enlutados para mães e pais enlutados, fomentando a socialização e a identificação em uma comunidade de pares.
🙏 Agradecimentos
Nosso mais profundo reconhecimento a todas as pessoas, parlamentares, defensoras públicas, técnicos e apoiadores que tornaram esta semana possível.
💛 🤍 💙 ❤️ 💚 🙏 🤲 🫶 🤝
Pessoas parceiras (em ordem alfabética):
Alex Vitola, Ana Cristina Pastro, Cássia Langsch, Cristiano Schumacher, Deputada Patrícia Alba, Denise Escobar, Elu Araujo, Felipe Almeida, Gabriel Santos, Gabriela Kolb, Gislene Prado, Helena Dani, Jéssica Lemos, Katia Ferreira, Liliane Braga, Nataniel Corrêa, Paula Simões (Defensoria Pública), Priscila Milán, Rafael Fleck (Vereador), Renata Bertuol, Rerinton Santos, Tamara Schumacher (Projeto Florescer), Vereadora Anna Beatriz, Vereador William Schumacher, Wagner Seelig.
🏛️ Instituições e empresas apoiadoras:
Assembleia Legislativa do RS, Câmara de Vereadores de Porto Alegre, Defensoria Pública do RS, Giro de Gravataí, Hospital de Alvorada, Projeto Florescer, Salesianas Eventos, Setdoor, Sogil.
🌻 Por Helena, Luíz Felipe, Bernardo, Lívia, Ana Clara, Nátalie, Ariel, Daniele, e por todos os filhos e filhas que seguem vivos na memória de suas famílias.
Por políticas públicas que reconheçam o luto parental como questão de saúde mental, dignidade humana e cuidado coletivo.